27/52 - Before the Winter

Iceland | Islândia

A Islândia é para mim o paraíso da fotografia de paisagem. As paisagens islandesas, banhadas pela luz colorida dos longos amanheceres e entardeceres próprios destas latitudes, mantêm-se praticamente virgens devido à sua jovem geologia e muitas das suas longas noites de Inverno são iluminadas pelas auroras boreais.

Embora tenha uma imagem bastante reconhecida sobretudo devido ao seu carácter vulcânico, a paisagem islandesa é bastante diversa: entre cascatas, praias selvagens e geladas, precipícios, glaciares e lagoas glaciares, montanhas e vulcões, arquitectura local pitoresca, campos de lava, a ilha é um deleite para os olhos e para as máquinas fotográficas.

As condições meteorológicas são bastante variáveis e a paisagem muda de cores ao logo das estações do ano. Embora algumas zonas no norte da ilha estejam no Círculo Polar Ártico, o clima da Islândia é relativamente suave quanto a temperaturas, visto ser banhada a Sul pela Corrente do Golfo.

No Inverno as noites são longas e apenas existem algumas horas de luz na zona Sul. Por outro lado, as fortes tempestades condicionam muitas vezes os deslocamentos na ilha, já que a estrada principal, a Ring Road, chega a estar cortada durante vários dias.

Se tivesse de escolher um destino apenas, escolheria a Islândia, onde sinto uma conexão especial com a terra e a sua natureza inóspita, pela variedade de paisagens e as condições de luz fascinantes, em qualquer época do ano.

Late Autumn in Iceland

Winter in Iceland

Powered by SmugMug Owner Log In